Orona Portugal

A história da ORONA é a soma da história de cada uma das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, que ao longo de todos estes anos têm vindo a juntar-se a este projeto, constituindo o que hoje chamamos Grupo ORONA.

DÉCADAS

>>

Lançamento e desenvolvimento do projeto do novo parque tecnológico Orona IDeO

1.jpg

>>

O início do novo século fica marcado por uma empenhada aposta na Inovação Tecnológica

>>

É criada a Orona eic (Orona Elevator Innovation Centre).

2005

A Orona S. Coop. e a Electra Vitoria S. Coop. estabelecem a Divisão de Sistemas de Elevação e Mobilidade Urbana da Corporação Mondragón.

2008

A ORONA recebe a certificação Ecodesign, sendo a primeira empresa do setor mundial dos elevadores a obter tal certificação.

>>

Associam-se à Orona as seguintes empresas: Ascensores Girona, Ascensores Ga-Lo, Ascensores J. Sánchez, Bayfer, Diher, Cosecan, AS Burgas, Elevadores Burgos e Ascensores Sagastizabal.

2009

Atingem-se importantes metas que refletem a aposta para o futuro da ORONA:

  • Lançamento da nova imagem empresarial do grupo Orona. Uma marca forte com valores próprios: Compromisso, Fiabilidade e Agilidade.
  • Lançamento da Plataforma de Produtos e Serviços Orona 3G.
36.jpg
21.jpg

>>

Criam-se as empresas AS Burgas em Ourense, Elevadores Burgos, Cosecan em Tenerife e Ascensores Sagastizabal em Guipúscoa.

>>

Desenvolvimento da qualidade, alargamento das infraestruturas e consolidação dos processos de associação de empresas. Elevar, BPS Elevadores, Mar Taller Eléctrico, Ascensores Ulahi e Ascensores Pecrés associam-se à ORONA.

1995

Inauguração da Torre de ensaios.

74.jpg

>>

Obtenção do Certificado de Garantia da Qualidade ISO 9001 da AENOR no âmbito das Estruturas Espaciais e início da atividade no domínio das Portas Automáticas.

65.jpg

>>

Constituem-se as empresas Ascensores Girona, Balear de Ascensores em Baleares, Ascensores J. Sánchez em Valência e M.A.R. Taller Eléctrico em Alicante.

1983

Balear de Ascensores e Ascensores Ibiza associam-se à ORONA e começam a trabalhar num projeto comum. A ORONA consolida-se como a maior empresa de capital totalmente espanhol no setor dos elevadores.

1986

Começa a ser amplamente utilizado design assistido por computador, bem como a ser aplicada tecnologia CAD-CAM.

103.jpg

1989

Inicia-se a atividade no domínio das Escadas rolantes.

94.jpg

>>

Criam-se as empresas Ascensores Ga-Lo na Catalunha, Ulahi em Guipúscoa e Diher em Leão, centrando-se todas elas na atividade de instalação e manutenção de sistemas de elevação.

>>

No início dos anos 70, inicia-se um processo de expansão com a abertura de novos centros de trabalho em diversas regiões geográficas espanholas.

1975

Expiração da licença da Sabiem para o fabrico de elevadores e início da produção com marca própria. A ORONA inicia o fabrico de produtos com marca própria.

134.jpg

1978

Inicia-se uma nova atividade no domínio das Estruturas Espaciais, abandonando definitivamente a atividade de construção de caldeiras.

125.jpg

1962

Electra Vitoria, S. Coop. é constituída na rua Cercas Bajas, em Vitoria (Álava).

1964

Orona S. Coop. e Mastra dão início à sua atividade.

1965

Cria-se a Bayfer em Madrid, empresa que se dedica à atividade no domínio dos elevadores

1967

Fusão e criação da nova Orona S. Coop. Acordo com a SABIEM (Itália) para fabricar elevadores com a sua licença. Cria-se a Pecrés na região de Múrcia, empresa que se dedica à atividade no domínio dos elevadores.

169.jpg
157.jpg